Introdução: o tratamento endodôntico consiste na remoção de bactérias do Sistema de Canais Radiculares (SCR), sendo necessário que instrumentos específicos e soluções irrigantes participem ativamente no preparo do canal radicular. As limas de aço inoxidável usadas por muito tempo na Endodontia apresentam algumas desvantagens, e por essa razão, melhorias foram propostas pelos fabricantes através de sistemas automatizados, gerando uma facilidade trazida por esta inovação. Objetivo: realizar uma revisão integrativa da literatura sobre a evolução dos diferentes instrumentos endodônticos, associado à inserção do sistema automatizado na Endodontia contemporânea, e como isso repercute na modelagem do canal radicular. Resultados e discussão: a nova era da Endodontia teve início com a introdução das ligas de NiTi associado à inclusão do sistema automatizado, com instrumentos mais flexíveis, permitindo grande desempenho ao modelar canais curvos, influenciando principalmente no resultado das propriedades de fadiga cíclica e torcional. Atualmente, estão disponíveis no mercado mais de 160 sistemas de instrumentação automatizados, fabricados com diferentes ligas deNiTi, tratados termicamente ou não, com propriedades superelásticas, memória de forma, usando cinética rotacional ou recíproca , e por fim, realizando movimento central e excêntrico. Os sistemas pioneiros do movimento reciprocante, que revolucionou a Endodontia com o uso de lima única foram: WaveOne® (DENTSPLY Tulsa Dental Specialtiesand DENTSPLY Maillefer) e Reciproc® (VDW). Conclusão: a instrumentação automatizada veio assim facilitar a preservação da forma original do canal através de instrumentos mais seguros, reduzindo o tempo operatório, gerando uma facilidade trazida por esta inovação, e mantendo uma modelagem adequada ao final do procedimento. Palavras-chave: Evolução da Endodontia. Instrumentos endodônticos. Modelagem do canal radicular.
Autores(as): Dayane Vitória de Souza Carvalho Lima, Daniela Pereira do Nascimento Saraiva Patrício, Laerte Oliveira Barreto Neto, Joana Dourado Martins Cerqueira
Introdução: A endodontia atua na prevenção, diagnóstico e tratamento das patologias que acometem o complexo dente, polpa e periodonto. Essas patologias podem ser causadas por agressões físicas, químicas ou biológicas. Para determinar a conduta clínica adequada em cada situação, é fundamental o estabelecimento de um diagnóstico preciso, que será fundamental para o planejamento do tratamento endodôntico. Objetivo: Abordar a importância das classificações pulpares e perirradiculares, descrevendo os possíveis tratamentos e condutas utilizadas para definição da patologia. Material e Métodos: trata-se de uma revisão integrativa da literatura, com estudos publicados entre os anos de 2011 a 2022. Foram utilizados os seguintes descritores: ‘‘Alteração pulpar’’, ‘’Alterações perirradiculares’’, ‘’Tratamento endodôntico’’. Resultado: Considerando os critérios de exclusão da pesquisa, chegou-se no número final de 11 artigos selecionados, sobre a importância do diagnóstico para classificação das patologias pulpares e perirradiculares e seus tratamentos frente a uma conduta clínica adequada. Conclusão: Os tratamentos e condutas para definição das patologias pulpares e perirradiculares são traçadas a partir de uma completa análise de sinais e sintomas colhidas na anamnese, exame clinico e exames complementares. Desta forma, será possível definir o diagnóstico, classificando cada patologia de acordo com suas características. Em seguida, deve ser feito o plano de tratamento, para cada situação. Palavras Chaves: “Alterações pulpar”; “Alterações perirradiculares”; “Tratamento endodôntico”; “Diagnostico pulpar”.
Autores(as): Raiane Lopes Rios, Julia Dos Santos Rios, Joana Dourado Martins Cerqueira, Laerte Oliveira Barreto Neto
As investigações não destrutivas são uma possibilidade de inspecionar locais de maneira rápida, sem alterar permanentemente a estrutura e capazes de proporcionar resultados satisfatórios ao campo técnico. Como uma grande vantagem desse tipo de ensaio tem-se a possibilidade de investigar estruturas já em uso, sem a necessidade de desocupação do local estudado, evitando transtornos e custos adicionais. O presente trabalho descreve métodos não destrutivos que podem ser utilizados para estudar uma estrutura de concreto, focando nos parâmetros de avaliação de sua durabilidade e resistência. Este trabalho também possibilita analisar as vantagens e desvantagens de utilizar esses ensaios para avaliar a integridade das estruturas, identificar possíveis manifestações patológicas e a existência de riscos, além de fazer uma comparação entre os ensaios de esclerometria x ultrassom com o intuito de avaliar a resistência da estrutura, e potencial de corrosão x resistividade elétrica para estudo de durabilidade do concreto armado num elemento já executado, fazendo-se possível analisar qual ensaio é o mais indicado para determinada situação e os benefícios que ele traz. Palavras-chave: END, concreto, corrosão, resistência, durabilidade.
Autores(as): Alline Santana da Silva, Brena Ramos da Silva, Karolina Vanessa Nascimento de Lima, Thaís Rocha Silva, Thiago Mendonça Pacheco
A anemia falciforme é uma doença crônica genética e hereditária, com episódios de crise aguda, comprometendo órgãos vitais. Faz-se necessário que o Cirurgião-Dentista conheça sua fisiopatologia e a história pregressa desses portadores, a fim de obter êxito nos procedimentos do atendimento odontológico. Objetivo: discutir a anemia falciforme sobre considerações importantes relacionadas ao atendimento odontológico dos pacientes. Materiais E Métodos: A busca e a seleção dos artigos foram utilizadas as bases de dados: Biblioteca Virtual de saúde (BVS), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE/PubMed), Google Acadêmico e Scielo. Resultados: O cirurgião-dentista deve compreender os aspectos mais importantes relacionados à anemia falciforme, bem como suas implicações odontológicas, onde o tratamento adequado dos pacientes deve considerar o conhecimento da história médica e odontológica, em que a prevenção é a maneira ideal de abordar o paciente. Os achados bucais mais frequentes são as maloclusões palidez da mucosa e hipoplasia de esmalte. E das principais complicações bucais estão a necrose pulpar assintomática, neuropatia do nervo mentoniano e osteomielite mandibular. Conclusão: A importância do conhecimento adequado sobre o manejo clínico da doença falciforme pelos cirurgiões-dentistas para que o atendimento seja realizado de forma eficaz ao proporcionar melhorias na qualidade de vida dos pacientes. Palavras-chave: Anemia falciforme; Manifestações bucais; Atenção primária à saúde.
Autores(as): Danilo Azevedo Campodonio Falcão, Natálya Sampaio Bastos de Paula, Erivelton Carneiro de Oliveira, Juliana Albuquerque Reis Barreto, Laerte Oliveira Barreto Neto
A acondroplasia ou doença de Parrot é uma doença de caráter genético autossômico dominante que afeta a ossificação endocondral, considerada uma das causas do nanismo. O objetivo deste artigo é realizar uma revisão narrativa de literatura para descrever as principais alterações ósseas em indivíduos com doença de Parrot. Utilizou-se as bases de dados Medline, SciELO e Lilacs para pesquisa, empregando de forma combinada os descritores relacionados à temática. Como critério de inclusão, decidiu-se selecionar publicações em português e inglês. Foram excluídos os estudos sem relação ao tema. A acondroplasia provocar diversas alterações, como baixa estatura com desproporção torácico-abdominal e dos membros, mãos com dedos curtos e grossos, nariz em sela, macrocefalia, bossa frontal proeminente, atraso no desenvolvimento motor, contudo o desenvolvimento intelectual não é comprometido. Possuem algumas alterações orofaciais como a hipoplasia do terço médio da face, provocando: Hipoplasia maxilar e apinhamento dos dentes, maloclusão, prognatia, mordida aberta, distúrbios de ATM e algumas anomalias dentárias taurodontia, microdontia, atraso de erupção; defeitos da fala. Indivíduos acometidos pela doença, apresentam diversos problemas psicossociais devido às alterações físicas supracitadas. A importância do cirurgião-dentista estar habilitado para diagnosticar a acondroplasia, reside nas implicações que essa doença submete os indivíduos por ela acometidos, o diagnóstico eficiente promove o controle/retardo da doença e correção de possíveis sequelas em tempo hábil. Portanto, é necessário o conhecimento dessa mutação, suas manifestações e os fatores restritivos, assim, os pacientes terão um tratamento assertivo. Palavras-chave: Acondroplasia, Anormalidades Autossômicas, Anormalidades Dentárias, Diagnóstico.
Autores(as): João Matheus Silva Carvalho, Leticia Rodrigues Sousa, Igor Ferreira Borba de Almeida
A apicificação é utilizada para estimular a formação de uma barreira calcificada em uma raiz com rizogênese incompleta em dentes com polpa necrosadas, a partir da inserção de um material biocompatível no terço apical. Quando um dente em formação radicular sofre trauma, há interrupção da formação da raiz e o ápice permanece aberto Considerando estes casos que necessitam de tratamento endodôntico, este estudo tem por objetivo construir uma revisão de literatura sobre a utilização do plug apical de MTA nos procedimentos de apicificação. Foram utilizados 50 artigos científicos das bases de dados BVS, MEDLINE/ PubMed, Scielo e Google Acadêmico nos idiomas Português, Inglês e Espanhol, entre os anos de 2005 até 2021. O fim do desenvolvimento radicular ocorre em torno de três anos após a erupção dentária, na odontogênese, se o dente sofrer trauma ou ter sua polpa afetada por cárie, esse processo pode ser interrompido, ocasionando necrose pulpar, com isso a raiz permanece curta, com paredes de dentina finas, conduto amplo e com o ápice aberto aumentando as chances de fraturas e dificultando o tratamento endodôntico. Nesses casos, deve-se optar pela apicificação. O MTA supera as maiores deficiências do hidróxido de cálcio e nos estudos clínicos selecionados e foi visto que o uso o MTA apresentou-se como um material clinicamente eficiente durante a apicificação. O uso MTA na apicificação é um tratamento que exibe bons resultados clínicos e radiográficos e que leva um prognóstico favorável e tudo isso é vantajoso para o paciente e para o profissional. Palavras-chaves: “Ápice dentário”, “Necrose pulpar”, “Endodontia”, “Traumatismos Dentários”, “Forame Apical”.
Autores(as): Soraya Lessa Lima, Sarah Kelly Carneiro Silva, Danilo Azevedo Campodonio Falcão, Elaine Lola Carvalho, Juliana Albuquerque Reis Barreto, Laerte Oliveira Barreto Neto
Introdução: O exame radiográfico é primordial para o planejamento e realização do tratamento endodôntico. Contudo, a tomografia computadorizada de feixe cônico (TCFC) tornou-se um avanço tecnológico satisfatório em suprir limitações das radiografias convencionais, aprimorando assim a tomada de decisões em casos clínicos complexos. Objetivo: Este estudo tem o objetivo de verificar e reforçar a importância e a aplicabilidade da TCFC para a resolução de problemas endodônticos. Materiais E Métodos: Realizou-se uma revisão de literatura narrativa com artigos científicos e dissertações, publicados na íntegra nos bancos de dados: Pubmed e BVS entre os anos de 2010 e 2022. Resultados: A TCFC tem sido usada como importante método de exame complementar por imagem, sendo indicada sempre que houver a necessidade de melhorar a qualidade de informações e deve ser considerada após um exame clínico minucioso. Conclusão: A TCFC apresenta-se como opção favorável a ser adotada na odontologia, visto que a partir da geração de imagens de alta qualidade em terceira dimensão, cortes nos planos anatômicos que possibilitam a visualização de estruturas anatômicas em diferentes ângulos, a tomografia é capaz de otimizar as etapas de diagnóstico, plano de tratamento, transoperatório e proservação. Palavras-chaves: Endodontia; Tomografia computadorizada; Lesões radiculares; Complicações endodônticas; Instrumentos fraturados.
Autores(as): Danilo Azevedo Campodonio Falcão, Micaela Santos Fernandes, Alana de Cassia Silva Azevedo
A busca de reparação no sistema judiciário por clientes insatisfeitos em procedimentos de implantação de próteses tem crescido no Brasil e a região Nordeste tem apresentado resultados expressivos, em função da instauração de processos na área civil envolvendo cirurgiões-dentistas. O objetivo deste estudo foi analisar o entendimento dos juízes em processos de responsabilidade civil odontológica, voltados para a especialidade de prótese dentária, nos Tribunais de Justiça da região Nordeste do Brasil, no período de 2015 a 2020. Para isso, foi feito um levantamento dos processos nos sites dos Tribunais de Justiça de cada Estado e coletadas informações referente ao perfil do cirurgião-dentista envolvido, tipo de prótese, tipo de obrigação, decisão judicial e detalhamento da sentença (danos morais, materiais ou ambos). Foram encontrados 49 casos de processos contra cirurgiões-dentistas, envolvendo a especialidade de prótese dentária. Observou-se que 34 processos foram de natureza conveniada, em todos os casos o cirurgião-dentista foi condenado e a odontologia considerada como obrigação de resultado pelo judiciário. Dessa forma, os resultados apontam que a obrigação do cirurgião-dentista tem sido, em regra, de resultado, implicando em uma presunção de culpa, cabendo-lhe provar que os danos decorreram de fatores alheios à sua atuação. Por isso, o profissional deve estar sempre atualizado em seus conhecimentos profissionais, produzir uma completa documentação odontológica e estabelecer uma relação de respeito com o paciente, esclarecendo sobre os riscos do tratamento, a fim de se resguardar nos conflitos judiciais. Palavras-chaves: Responsabilidade civil, Prótese dentária, Obrigação de resultado, Reparação.
Autores(as): Cheslei Santos Leite, Ingrid Sgarioni, Jamilly de Oliveira Musse
No Brasil os medicamentos são considerados os principais agentes tóxicos. O presente estudo avaliou o perfil de intoxicações medicamentosas que acometem os idosos no Brasil, mediante notificações emitidas do Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (SINITOX) e do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS) entre os anos de 2009 a 2017. Trata-se de uma pesquisa documental e explicativa, de natureza básica, abordagem quantitativa e desenvolvimento longitudinal. Os resultados evidenciam predominância das ocorrências de intoxicações na região Sudeste, zona urbana, entre idosos com faixa etária de 60 a 69 anos, sendo o uso terapêutico a principal circunstância. Dado o exposto, ratifica-se que a farmacoterapia no idoso deve ser utilizada apenas quando necessário, aprimorando a conduta da prescrição apropriada a esses pacientes, com implantação de ações que garantam a adesão, efetividade e segurança do tratamento, bem como a redução da polifarmácia. Palavras-chave: Automedicação; Base de dados; Uso de Medicamentos.
Autores(as): Bruna dos Santos Cordeiro, Mércia Medeiros da Silva, Patrícia Ribeiro Ferreira Santos, José Luiz Carneiro da Rocha
Este estudo objetivou apresentar os benefícios atribuídos à ora-pro-nóbis para saúde humana. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, por meio das plataformas de pesquisa usou-se os termos “Ora-pro- nóbis”; “Pereskia Aculeata Miller”; “PANC”, foram encontrados 32 artigos com a leitura do título, porém 17 foram selecionados, a exclusão se deu após a verificação de idioma, corte temporal e resumo não correspondente ao objetivo da pesquisa. Esta planta rica em proteínas, fibras e minerais como cálcio e ferro, também contém carotenoides, compostos fenólicos, glicosinolatos que possuem funções antioxidante e anticancerígena. Sua utilidade para consumo é diversificada na produção de chás, cozidos, farinhas, massas, bolos e outras preparações. Também é utilizada de forma terapêutica, principalmente, por auxiliar a prevenção e tratamento de doenças crônicas como câncer de cólon, tumores intestinais, diabetes e anemia. Portanto, a Pereskia demonstrou grandes benefícios nutricionais e terapêuticos para a saúde, permitindo uma grande possibilidade na exploração científica e culinária. Palavras-chave: Plantas Alimentícias não Convencionais (PANC); Peresekia Aculeata Miller; Antioxidante; Saúde.
Autores(as): Rosa Maria Araújo de Oliveira
O edentulismo desencadeia no sistema estomatognático alterações negativas, tanto funcionais como estéticas e, consequentemente, problemas psicossociais. A prótese total removível tem sido uma das abordagens terapêuticas utilizadas para reabilitação oral, tendo custo-benefício favorável. O Sistema Tomaz Gomes (STG) é um método de caracterização que reproduz na base da prótese detalhes como forma, volume e coloração da gengiva, através de diversas cores de resinas e outros artifícios, tornando seu aspecto mais realístico e agradável. Objetivo: Relatar um caso clínico de prótese total bimaxilar com caracterização gengival através do STG, ressaltando sua importância para obtenção de um resultado estético mais natural e satisfatório. Relato de caso: Consistiu na confecção de prótese bimaxilar para paciente que se queixava da função e estética ruim de suas próteses. Após, os exames clínicos e complementares, optou-se pela confecção de novas próteses, obedecendo os preceitos protéticos da reabilitação funcional e foi feita a caracterização gengival por meio do STG. Resultados: A paciente mostrou-se satisfeita com o tratamento, tendo o restabelecimento da dimensão vertical, suporte de lábios e trouxe visibilidade dos dentes ântero superiores ao sorrir. Além disso, a caracterização possibilitou uma estética gengival superior e muito similar à natural. Conclusão: A utilização do STG promoveu a harmonia entre dentes, gengiva protética e tecidos orais circundantes, uma prótese com aspecto de maior naturalidade, personalizado e satisfatório, proporcionando à paciente melhora da autoestima. Palavras-chave: Odontologia. Prótese total. Gengiva. Estética. Satisfação do paciente.
Autores(as): Cybele Miranda da Silva Oliveira, Cleidimar Pia de Souza, Tiago José Silva Oliveira, Lucciano Brandão Lima, Alexandra Amorim Helfenstein
O descarte de medicamento é tema constante em diversos estudos no mundo, uma vez que este acontece, na maioria das vezes, de maneira inadequada podendo acarretar sérios agravos à saúde. Esse estudo teve como objetivo analisar como as farmácias comunitárias da cidade de Feira de Santana – Ba recolhem e descartam os medicamentos entregues por seus clientes. Para obtenção dos dados foi realizada uma pesquisa do tipo exploratória-descritiva, utilizando um questionário semiestruturado aplicado a farmacêuticos responsáveis técnicos dessas farmácias. Observou-se que 70% das farmácias participantes do estudo dispõe de sistema para logística reversa de medicamentos, no entanto, nem todas têm estação coletora de medicamentos, e as que contemplam, estão localizadas no Centro de Feira de Santana. Percebeu-se, ainda, que a maioria dos clientes atendidos nessas farmácias não questionam como devem proceder para descartar os medicamentos quando necessário por falta de informação acerca da temática e que apenas alguns clientes levam medicamentos nas farmácias para descartar sendo 30% antibióticos e 35% analgésicos e antitérmicos. 60% dos farmacêuticos entrevistados disseram que não abordam sobre o assunto com os clientes por não serem questionados e consideram que a implantação de pontos de coleta em farmácias comunitárias pode contribuir no entendimento da população sobre o descarte correto de medicamentos. Constatou-se que as farmácias não dispõem de estrutura para cumprimento da demanda, que a população não tem informações suficientes para entender os impactos do descarte incorreto e que órgãos municipais não dão a atenção adequada para a logística reversa de medicamentos. Palavras-chaves: Medicamentos. Descarte. Farmácia Comunitária.
Autores(as): Daniely da Cruz Brito, Danslei Gomes Silva, Sônia Carine Cova Costa
Introdução: A reabsorção radicular externa inflamatória se destaca por ser assintomática, sem sinais clínicos próprios, progressiva e prevalente em casos de traumatismo dentário - o que dificulta seu diagnóstico precoce e correto manejo. Objetivo: Revisar os aspectos de interesse da Reabsorção Radicular Externa Inflamatória (RREI), expondo um protocolo para seu diagnóstico precoce e manejo clínico. Metodologia: Realizou-se uma revisão integrativa com artigos científicos e dissertações, publicados na íntegra nos bancos de dados: Pubmed e BVS, nos idiomas português e inglês, entre os anos de 2010 até maio de 2021. Resultados: A RREI se apresenta de forma progressiva e assintomática, sem sinais clínicos marcantes, sem predileção por algum terço radicular, o que dificulta seu diagnóstico precoce. É necessário um diagnóstico minucioso por meio de anamnese, exame clínico, radiográfico e tomográfico quando necessário para sua constatação. O manejo clínico deve ser adequado, variando de acordo com o estágio, extensão e localização, sendo necessária a remoção do estímulo, para que assim, o defeito possa ser reparado, evitando sua recidiva e gerando uma boa evolução do caso.Para a prevenção e tratamento, são indicadas algumas substâncias como medicação intracanal, tais como: o agregado de trióxido de mineral - MTA, hidróxido de cálcio e pasta triantibiótica. Conclusão: Para um diagnóstico precoce e correto manejo clínico da RREI, deve-se buscar recursos adequados que direcionem na escolha da terapêutica endodôntica a ser aplicada, visando a obtenção de um bom prognóstico para cada caso. Palavras-chave: Traumatismo dentário. Reabsorção da raiz. Diagnóstico precoce. Endodontia.
Autores(as): Falcão, Danilo Azevedo Campodonio, Santos Junior, José Carlos Costa Silva, Sarah Kelly Carneiro Lima, Soraya Lessa, Bonifácio, Tatiane Bispo Barreto, Juliana Albuquerque Reis Barreto Neto, Laerte Oliveira
A Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica (PAVM) tem se destacado como a infecção que mais incide nas unidades de terapia intensiva (UTI) e está associada a altos índices de morbimortalidade. Os impactos da formação de biofilmes patogênicos são relevantes, tendo em vista que as infecções decorrentes deles elevam o valor do tratamento e, algumas vezes, aumentam os índices de mortalidade e morbidade. O objetivo deste artigo é descrever a efetividade da clorexidina no auxílio do tratamento de pacientes internados em UTI, destacando sua relevância na prevenção da PAVM. Para esta revisão de literatura foram consultadas as bases de dados LILACs e MEDLINE/Pubmed. Os estudos destacaram que os protocolos que utilizam a clorexidina como agente antimicrobiano alcançaram redução expressiva nos índices de PAVM. Conclui-se que a clorexidina demonstrou capacidade e eficiência para reduzir a ocorrência de PAVM em pacientes internados. Sua utilização como antimicrobiano em superfícies de dispositivos e cavidade oral do paciente acometido pela PAVM tem reduzido significativamente o tempo de internamento e custos do tratamento dessa infecção. Palavras-Chave: Clorexidina; Pneumonia associada à ventilação mecânica; Higiene bucal; Equipe Hospitalar de Odontologia.
Autores(as): Alisson Alves de Jesus Pereira, Cindi Silva Campos, Cristiane Brandão Santos Almeida, Marília de Matos Amorim, Igor Ferreira Borba de Almeida, Alessandra Lais Pinho Valente Pires
Uma nova perspectiva para tratamento endodôntico de dentes calcificados foi concebida por meio da endodontia guiada. Também denominada “endoguide”, essa técnica consiste em uma associação entre o escaneamento digital intra-oral, a tomografia de feixe cônico e o tratamento endodôntico, simplificando o acesso ao canal radicular, em dentes que eram praticamente impossíveis de serem tratados por técnicas convencionais. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão de literatura sobre a técnica da endodontia guiada em dentes com canais calcificados. Para tal, foram analisados artigos científicos indexados na biblioteca virtual de saúde (bvs), no medical literature analysis and retrieval system online (medline/pubmed), google acadêmico e scielo, entre os anos de 2010 até abril de 2021. A endodontia guiada demonstrou ser uma técnica efetiva para o acesso de canais calcificados, mesmo tendo como desvantagens o alto custo e maior tempo para planejamento. Palavras-chave: técnica guiada; acesso guiado; calcificação do canal pulpar.
Autores(as): Antônio Augusto Sousa, Gabriel de Jesus Santana, Danilo Azevedo Campodonio Falcão, Alana de Cassia Silva Azevedo, Laerte Oliveira Barreto Neto
O presente trabalho terá como objetivo a análise da viabilidade técnico- econômica da implantação de um sistema, na comunidade fazenda rato zona rural de irará, cujo foco é promover o tratamento de esgoto domiciliar no cunho rural. Tal sistema consiste no tanque de evapotranspiração, que tem como característica propiciar a separação das águas cinzas das águas negras, facilitando assim o tratamento do esgoto. Observou-se que a implantação do tanque de evapotranspiração no meio rural é economicamente viável, além de fácil implantação e manutenção, acessível à população de baixa renda. Palavras-chave: Tratamento de esgoto; tanque de evapotranspiração; saúde pública.
Autores(as): Pedro Hiago Gomes Bras Silva, Eduardo Leão dos Santos, Neemias Nascimento da Cruz, Heni Mirna Cruz Santos
Introdução: No mundo, a prevalência do diabetes mellitus tipo 2 e suas repercussões no indivíduo é crescente, principalmente no Brasil. Para um melhor tratamento da mesma, é necessário a inclusão de compostos bioativos presentes nos alimentos, que auxiliam na redução dos efeitos do estresse oxidativo nas células afetadas. Objetivo: Classificar funcionalmente os compostos bioativos presentes nos alimentos como essenciais na redução da atividade do estresse oxidativo no encéfalo em pacientes diabéticos do tipo 2. Metodologia: Estudo de revisão de literatura integrativo nas bases de dados PubMed e BVS, utilizando as palavras chave: “antioxidants”, “hyperglycemia” e “brain” com o operador boleando “AND” entre as palavras. Os artigos selecionados estavam entre os anos de 2014 a 2021. Resultados: Foram analisados dez artigos, no qual os autores observaram benefícios presentes nos alimentos com compostos bioativos, como, mecanismo de ação com potencial antioxidante, anti-inflamatório, neuroprotetor e antidiabéticos. Desta forma, o consumo destas substâncias atua positivamente no Diabetes do tipo 2 no encéfalo. Conclusão: Os compostos bioativos como o resveratrol, curcumina, epigalocatequina-3-galato e licopeno são encontrados em alimentos como uva, açafrão, tomate, toranja, goiaba, vinho tinto, chá verde, chá branco. Essas substâncias funcionam na diabetes do tipo 2 restabelecendo o desequilíbrio redox e operando de forma positiva na modulação de vias de sinalização moleculares, antioxidantes e inflamatórias. Palavras-chaves: antioxidants, hyperglycemia, brain, food, type 2 diabetes
Autores(as): Laressa Rios Cardoso, Carolayne Ferreira de Vasconcelos, Mona Lisa Cordeiro Asselta da Silva, Liliane Vidal de Oliveira Dantas
A Disforia de gênero (DG) ou incongruência de gênero é categorizada atualmente na classificação Internacional de Doenças (CID-11), sendo definida como a insatisfação do indivíduo com o sexo biológico. Este trabalho tem como objetivos discutir os principais hormônios utilizados por indivíduos com DG, demonstrar o processo da terapia hormonal (TH), enfatizar as portarias vigentes no processo de transexualização e apresentar importância da Assistência Farmacêutica (AF) para pacientes com DG. Através de uma revisão integrativa, foram obtidos como critérios de inclusão artigos publicados em português, inglês e espanhol entre o período de 2012 a 2019, sendo selecionados 21 artigos, pois atendiam aos critérios de inclusão previamente estabelecidos. Alguns destes foram realizados em instituições hospitalares, mas especificamente a nível ambulatorial no qual tiveram abordagem sobre assistência especializada no SUS e hormônios utilizados no tratamento, a exemplo de testosterona, estrógeno e progesterona. Porém a longo prazo poderá causar: aumento nos níveis de hematócrito, Lipoproteínas de Baixa Densidade (LDL), diminuição do Lipoproteínas de Alta Densidade (HDL) com relação a incidência de tromboembolismo, sendo considerados efeitos colaterais. Existem delimitações quanto ao acesso ao atendimento especializado em indivíduos com DG em processo de transexualização, bem como mais pesquisas sobre efeitos colaterais da hormonioterapia utilizada. Palavras-chave: Disforia de gênero, testosterona, processo transexualizador e terapia hormonal.
Autores(as): Jamile Portugal Cerqueira, Iara Araujo de Oliveira, Rejane Silva de Castro, José Luiz Carneiro da Rocha
O tratamento endodôntico é constituído por diversas etapas que vão desde a abertura coronária até a obturação. Porém, mesmo quando todas as etapas são executadas de forma satisfatória, pode haver a possibilidade do insucesso no tratamento e consequentemente, necessidade do retratamento. No tratamento endodôntico, para alcançar o sucesso, busca-se a realização de uma desinfecção efetiva do sistema de canais radiculares. Neste sentido, podem ser empregadas técnicas complementares como a irrigação ultrassônica passiva, utilizadas após o preparo químico-mecânico. Com um simples inserto acoplado ao ultrassom, essa técnica promove um aumento da temperatura e uma acústica no interior do canal, com frequência vibratória de aproximadamente 30 kHz. Seu uso associado às substâncias químicas auxiliares, é capaz de melhorar de forma significativa a limpeza do canal radicular, principalmente quanto à desinfecção bacteriana e remoção de smear layer. Portanto, conclui-se que é evidente a importância e benefício de métodos auxiliares para maximizar a limpeza e desinfecção do sistema de canais radiculares. Palavras-chave: Endodontia, cavidade pulpar, lama dentinária, EDTA, hipoclorito de sódio.
Autores(as): Yann Galvão Santana, Everton Nunes Bezerra, Inês Santos Figueredo, Dahiane de Carvalho Ramos, Laerte Oliveira Barreto Neto
Trata-se do registro documental sobre a aplicação da metodologia Aprendizado Baseado em Problema (ABP), no ensino do desenho computacional de forma interdisciplinar com componentes curriculares da graduação em engenharia. Este trabalho teve como objetivo projetar e montar maquetes automatizadas em escala pré definida, buscando propor soluções em automação controladas por meio de smartphone ou site construído por alunos. Para tal, a metodologia aplicada na pesquisa, inicialmente fundamentou-se na busca quantitativa por trabalhos relacionados à temática. Em seguida, o ABP foi utilizado para realizar o planejamento, execução, controle e finalização do projeto como forma de promover conhecimento de forma prática. Os excelentes resultados demonstraram a grande viabilidade da metodologia quando aplicada de forma interdisciplinar com acompanhamento constante e, sobretudo, pela satisfação dos alunos quanto ao aprendizado. Concluímos que o ABP aplicado no ensino do desenho computacional pode ser viável em projetos semelhantes quando trabalhado em conjunto com disciplinas que contribuam para a execução do projeto dando embasamento aos grupos de trabalho para alcançarem bons resultados. Palavras-chave: Desenho Computacional. ABP. Automação.
Autores(as): Aldi Rui Morais Silva,Aldi Vitor Cerqueira Morais Silva
Nos períodos de transição do cuidado, como na alta hospitalar, o paciente pode estar mais vulnerável a danos e eventos adversos relacionados a medicamentos. A intervenção farmacêutica é de suma importância na prevenção, detecção e resolução de problemas relacionados a medicamentos. Desta forma, o presente estudo teve o objetivo de analisar a importância do farmacêutico na orientação da alta hospitalar de modo a tornar mais segura e efetiva a transição do cuidado. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura sobre o farmacêutico na alta hospitalar nas bases de dados LILACS, Scielo e PubMed nos últimos 15 anos. Foram selecionados 16 artigos que destacaram a importância do profissional farmacêutico na orientação e garantia da segurança no uso de medicamentos após a alta hospitalar. Um plano padronizado de alta garante a continuidade do cuidado domiciliar e previne EARM e evita reinternações. Cerca de 87% dos pacientes apresentam discrepância medicamentosa não documentada e isso pode ser evitado através da ação do farmacêutico em promover a orientação e reconciliação medicamentosa. Observou-se que a alta hospitalar fornece aos farmacêuticos uma oportunidade para detectar erros de medicação, e otimizar a segurança da transição do cuidado, assim, este deve combinar estratégias para melhorar a precisão na avaliação da adesão aos medicamentos. Palavras-chave: Farmacêutico; Eventos adversos; Reconciliação medicamentosa; Segurança do paciente; uso de medicamentos
Autores(as): Gabriela Pinto Moreira, Gabriella Raquel Mota Freitas, Samila de Souza Bagano. Walker Nonato Ferreira Oliveira.
O sistema de comunicação em conjunto com os profissionais da imprensa possui um poder de influência na formação da opinião pública na sociedade, conhecido como poder da mídia. A formação da opinião e da vontade pública, a participação ativa dos cidadãos em discussões sobre assuntos de interesse em comum, é fundamental em países democráticos. A opinião e a vontade coletiva legitimam decisões políticas. Com a percepção de que o poder da mídia pode influenciar a opinião pública atendendo a interesses particulares de grupos ou partidos políticos, pode haver desconfiança na capacidade da sociedade civil em exercer influência sobre o sistema político no sentido de visar atender às reais necessidades sociais. Entretanto, a mídia continua desempenhando o seu papel de dar publicidade aos temas sociais importantes que podem ser assumidos pelo sistema político. Palavras-chave: mídia, opinião pública, sociedade civil, esfera pública
Autores(as): Ilca Santos de Menezes
Os recursos de tecnologia 3D disponíveis para uso na odontologia podem contribuir de forma decisiva na Odontologia Legal, em especial, na análise pericial de marcas de mordidas em objetos e alimentos. A digitalização 3D tem sido cada vez mais frequente na prática odontológica, junto com ela, os recursos de impressão 3D. O objetivo deste estudo foi avaliar o potencial de uso do escaneamento intra-oral 3D na digitalização e impressão 3D dos arcos dos suspeitos e de alimentos contendo impressões dentárias, a partir de um caso simulado. Foram utilizados quatro pares de modelos de gesso do banco de modelos do NIEPFON-UNEF. Foram utilizados cinco alimentos: uma goiaba, um pedaço de queijo, uma salsicha, um biscoito e uma banana, que, após sorteio, foram mordidos por um dos modelos. Todos alimentos e os quatro modelos dos arcos dentários dos suspeitos foram digitalizados em 3D com uso do Scanner 3D (Trios 3Shape®). Os modelos foram impressos com filamento PLA, numa impressora 3D (Ender 3®). Em seguida foi feito o confronto dos modelos em duas etapas, a partir da quantidade de quadrantes dos arcos dentários compatíveis. Dos 05 alimentos, a análise de dois (goiaba e banana) foi possível identificar com segurança a autoria da mordida. Nos outros três alimentos, não foi possível indicar um autor, mas permitiu excluir autores e indicar possíveis. Pode- se concluir que a técnica utilizada para digitalização e impressão 3D permitiu a comparação das marcas e contornos, o que levou à identificação de autores, exclusão de outros e indicação de possíveis autores. Palavras-chaves: Odontologia Legal. Marcas de Mordidas. Impressão 3D.
Autores(as): Jeidson Antônio Morais Marques
A ansiedade e a depressão são enfermidades recorrentes na sociedade contemporânea e seu combate se torna imprescindível na promoção de saúde. O objetivo do presente estudo foi descrever o processo de Planejamento e Programação Local em Saúde (PPLS) e as ações desenvolvidas na comunidade do Sítio Novo, durante as atividades do módulo de Práticas de Integração e Ensino, Serviço e Comunidade II. Trata-se de um relato de experiência sobre quatro oficinas de saúde, que orientaram a população acerca da Ansiedade e Depressão através do esclarecimento sobre os mitos e verdades que envolvem o tema, a importância da alimentação saudável, do exercício físico e das práticas de arteterapia para a prevenção e o controle dessas patologias, assim como estratégias de geração de renda e combate ao estresse diário. Os resultados mostram um interesse da população acerca da temática, tendo em vista a grande relevância dessas afecções no contexto comunitário. Assim, conclui-se que a PPLS é um instrumento importante para organizar ações na comunidade. Na área de abrangência do Sítio Novo, essa ferramenta permitiu a negociação entre os diversos participantes interessados no desenvolvimento de ações de promoção de saúde no controle e prevenção da Ansiedade e Depressão. Palavras-chave: Planejamento em saúde; Saúde da família; Promoção de saúde; Ansiedade; Depressão.
Autores(as): Daniel da Conceição Sacramento, Fernanda Prohmann Villas Boas, Isa Clara Santos Lima, Isabele Carolina Tokumoto, Luiz André dos Santos Oliveira, Vinicius Moura de Freitas, Jamilly de Oliveira Musse
Introdução: O uso das soluções irrigadoras no tratamento endodôntico tem a função de dissolver tecido orgânico e promover a desinfecção do canal radicular. Objetivo: Comparar as vantagens e desvantagens das soluções irrigadoras, bem como, as indicações, contraindicações, e forma de aplicação no tratamento endodôntico. Metodologia: Trata-se de uma revisão de literatura, utilizando artigos indexados nas bases de dados da Biblioteca Científica Eletrônica Online (SciELO) e da Literatura Internacional em Ciências da Saúde e Biomédica (PubMed/MEDLINE). Resultados: O hipoclorito de Sódio é considerado a melhor solução irrigadora, porém, possui particularidades que as limitam a serem utilizadas em situações específicas. Recomenda-se a utilização de soluções de EDTA 17% combinadas com soluções de NaOCl 2,5% na remoção da smear layer. A clorexidina por sua vez, apesar das suas vantagens, não degrada a matéria orgânica, sendo inefetiva em restos pulpares vivos ou necrosados. Discussão: A busca pelo aproveitamento das características vantajosas de cada um dos irrigantes propõe um protocolo baseado na associação do hipoclorito de sódio, EDTA e clorexidina. Entretanto, o uso combinado dessas substâncias gera uma interação química, com formação de um precipitado que pode acarretar o seu depósito nos túbulos dentinários. Conclusão: Devido à capacidade do Hipoclorito de Sódio em dissolver tecido orgânico, torna-se a solução irrigadora de primeira escolha, seguido pela Clorexidina quando há relato de alergia ao NaOCl e em casos de dentes com rizogênese incompleta. Além disso, também é recomendado o uso do EDTA, para a remoção da smear layer e melhor sanificação do sistema de canais. Palavras-chave: Endodontia. Hipoclorito de Sódio. Clorexidina.
Autores(as): Dayane Vitória de Souza Carvalho Lima, Ismênia Figueiredo Carvalho, Matheus da Silva Ribeiro, Laerte Oliveira Barreto Neto
Diabetes gestacional é uma doença que acomete mulheres no período de gestação e, diante das complicações causadas, o diagnóstico precoce é de grande relevância. O presente estudo tem como objetivo a elaboração de um protocolo de cuidado farmacêutico que visa auxiliar o profissional com o intuito de contribuir na adesão da terapia medicamentosa e no sucesso do tratamento a fim de minimizar as possíveis complicações decorrentes da doença. O estudo trata-se de uma revisão de literatura, de caráter qualitativo, no qual foi feito um levantamento atualizado por meio de artigos e periódicos, encontrados nas bases de dados nacionais e internacionais. A realização dessa pesquisa permitiu afirmar através dos estudos comparativos de materiais que a atenção farmacêutica ajuda a garantir a segurança do uso de medicamentos e fornece educação a gestantes no tratamento prescrito, sob intervenção do farmacêutico que é de grande importância para a gestante e o neonato. Palavras-chave: Diabetes gestacional; Atenção farmacêutica; Farmacoterapia.
Autores(as): Eliene Carneiro Silva, Gabriela Monteiro Muniz, Marília de Souza Oliveira, Walker Nonato Ferreira Oliveira
A obesidade é considerada um fator de risco da infecção pelo SARS-CoV-2, visto que está relacionada à piora do prognóstico dos pacientes com COVID-19, levando a um maior risco da necessidade de internamento e/ou morte. Partindo desse princípio, o objetivo desta revisão sistemática de literatura foi identificar e comparar as alterações hematológicas e bioquímicas encontradas em pacientes obesos com COVID-19. Foram selecionados 7 artigos a partir da busca nos bancos de dados Pubmed e BVS utilizando descritores como COVID-19, obesidade e patologia clínica. Os autores classificaram os pacientes conforme o Índice de Massa Corporal (IMC) e avaliaram estatisticamente os resultados dos diferentes exames, como a contagem de linfócitos, o ALT, a albumina, a ferritina e o PCR, possibilitando, assim, o discernimento da relação entre as alterações laboratoriais estudadas e o prognóstico de pacientes obesos acometidos com a COVID-19. Os resultados encontrados ao se comparar os artigos foram inconclusivos para se estabelecer um perfil de alterações bioquímicas e hematológicas em pacientes obesos com essa infecção. Palavras-chave: Exames laboratoriais; Obesidade; COVID-19; Prognóstico; IMC.
Autores(as): Carmen Regina Oliveira Ávila Dias, Gabriela Araújo Guimarães, Sarah Andrade Argibay, Ana Carolina Santana de Oliveira
O Diabetes Mellitus tipo 1 é uma doença autoimune, em que o sistema imunológico ataca as células ẞ, fazendo com que o pâncreas libere pouca ou não libere insulina, resultando no aumento glicêmico. Dessa maneira, a pesquisa traz como objetivo analisar, através da literatura, a utilização das células-tronco associadas ao bloqueio da autoimunidade, como alternativa terapêutica no diabetes mellitus tipo 1. Trata-se de uma pesquisa integrativa qualitativa realizada por meio de revisão de literatura, onde por meio dos descritores: “diabetes mellitus tipo 1”, “diabetes mellitus type”, “células tronco”, “stem cell”, e “autoimunidade”, os textos para análise foram selecionados nas seguintes bases de dados: Pubmed, Scientific Eletronic Library On-line (SCIELO), Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), e periódicos CAPES. Observou-se através dos achados que a utilização de células-tronco como tratamento do DM1, tem a função de regenerar as células ẞ associadas ao bloqueio da autoimunidade, melhorando consideravelmente a função das células ẞ em pacientes com DM1. Viu-se que as células tronco embrionárias, adultas, mesenquimais, e hematopoiéticas, são utilizadas como alternativas possíveis para o tratamento da DM1, sendo pontuado que o transplante realizado com as células tronco hematopoiéticas autólogas são as mais utilizadas, pela sua efetiva regeneração das células ẞ. Palavras-chave: Diabetes mellitus tipo 1. Diabetes mellitus type. Células tronco. Stem cell. Autoimunidade.
Autores(as): Jaqueline Barros de Freitas, Francis Fabian dos Santos Souza, Rafaela dos Santos de Jesus, Walker Nonato Ferreira Oliveira
O intuito desse trabalho é estabelecer as vantagens e desvantagens do uso do canabidiol (CBD) em relação aos benzodiazepínicos (BZDs) para tratamento da epilepsia. A metodologia utilizada foi revisão sistemática, com busca em plataformas dos bancos de dados SCIELO, PubMed e BVS, levando em consideração o período de 2015 a 2019. Os BZDs são a primeira linha de escolha no tratamento da epilepsia, mas em alguns casos os pacientes são refratários. O CBD por sua vez tem demonstrado eficácia principalmente no controle de síndromes de Lennox Gastaut (LGS) e Dravet (DS). Alguns efeitos adversos foram identificados em ambos os tratamentos como sonolência, diminuição do apetite, vômito, tontura e entre outros. Em contrapartida, os BZDs têm mecanismo de ação bem elucidado, demonstrando eficácia e segurança comprovada, ao contrário do CBD, que possui hipóteses de como é sua atuação nos alvos farmacológicos, sendo escassos estudos de farmacovigilância. Observa-se que o uso do CBD nas epilepsias raras, têm demonstrado potencial atrativo devido aos bons resultados em alguns pacientes, embora exista a necessidade de mais estudos a longo prazo para estabelecer o perfil de segurança na sua utilização nos diferentes tipos de epilepsias. Os BZDs possuem eficácia e segurança comprovadas para as diversas crises epilépticas, mas devido aos casos refratários, evidencia a necessidade de um novo fármaco capaz de suprir as deficiências do tratamento com os BZDs, dessa forma o CBD tem se destacado nesse cenário com a proposta de promover melhoria na qualidade de vida de milhares de pessoas. Palavras-chaves: Síndrome de Lennox Gastaut, Síndrome de Dravet, Fitocanabinóide, Cannabis sativa.
Autores(as): Marlí de Souza Campos, Izabelle Lima Carneiro, José Luiz Carneiro da Rocha
A violência infanto-juvenil é um problema abrangente o qual está relacionado tanto à convivência familiar, quanto nas escolas, comunidades entre outras esferas. Muitas das vezes o agressor morde a vítima ou até a própria vítima utiliza a mordida como forma de defesa. O objetivo deste trabalho foi destacar a importância do cirurgião- dentista na identificação e análise das marcas de mordidas, provenientes de casos de violência doméstica, em crianças e adolescentes, e ressaltar a importância do odontolegista no reconhecimento de casos suspeitos ou confirmados de violência. Para isso, foi realizada uma revisão de literatura a partir da seleção de artigos científicos indexados no pubmed, portal da capes, google acadêmico e scielo. Conclui- se que a presença do cirurgião dentista no IML é de grande valia para a confirmação da autoria da mordida, pois trata-se de um profissional com habilidades técnicas e científicas para a realização desse tipo de perícia. Palavras-chave: Marcas de mordida, Violência, Odontologia Legal.
Autores(as): Ana Carolina Oliveira Silva, Lara Genaynne de Oliveira Cerqueira, Jamilly de Oliveira Musse