No Transtorno Espectro Autista a criança tem a sensibilidade sensorial prejudicada, assim não apresenta os mesmos estímulos para sons, cores, cheiro, textura e luzes. Isso traz como consequência à seletividade alimentar, resistência em experimentar novos alimentos e a limitação de variedade alimentar. A intervenção nutricional funciona para estímulos e diminuição da restrição alimentar utilizando das análises comportamentais, como a terapia Applied Behevior Analysis (ABA), suplementações de vitaminas e minerais e dietas específicas, para prevenir deficiências nutricionais. Objetivo: Analisar o tratamento com a interferência nutricional no TEA. Metodologia: Foi desenvolvida uma revisão integrativa da literatura de abordagem qualitativa, onde foram buscados documentos que abordassem as principais evidências científicas e informações sobre o tratamento com a interferência nutricional no TEA. Realizou-se uma busca nas bases de dados PubMed e SciELO. Definiu-se como critério de inclusão: artigos publicados entre 2018 a 2022 nos idiomas inglês e português, que retratassem a temática da interferência nutricional em relação ao TEA. Resultados e Discussão: durante a coleta de dados foram identificados 33 artigos na base de dados eletrônica selecionada e após a aplicação dos critérios de exclusão e inclusão foram selecionados 24 estudos para a leitura na íntegra, sendo que 10 foram incluídos.Conclusão: Com divergências entre autores em relação a eficácia diante a dieta restritiva e suplementação, concluímos que compreender a importância da intervenção nutricional no TEA é colaborar para auxiliar na evolução clinica dos pacientes com autismo. Palavras-chave: Autismo, Seletividade Alimentar, Intervenções.
Autores(as): Elisama Caetano Pereira Bispo, Emily Victoria Souza da Fonseca, Silvia Rafaela Mascarenhas Freaza Góes, Flávia Lima de Carvalho
A organização do trabalho da enfermagem na ocorrência das Lesões Por Pressão (LPP) na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), visa evidenciar como a organização, o dimensionamento e a carga de trabalho influenciam no desenvolvimento de LPP aos pacientes internados em UTI. Objetivo: Analisar a organização do trabalho da enfermagem e a ocorrência das lesões por pressão nas UTIs. Método: Uma revisão integrativa da literatura, realizada nas bases de dados: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e National Library of Medicine (PubMed), no mês de Setembro de 2023, utilizando os descritores: “Cuidados de Enfermagem”, “Planejamento de Assistência ao Paciente”, “Equipe de enfermagem”, “Lesão por Pressão”, “Unidade de Terapia Intensiva”, nos idiomas Português e Inglês. Resultados: Para este estudo de revisão, foram selecionados 10 artigos em oito periódicos. Surgiram três categorias a serem discutidas: A organização do trabalho da Enfermagem na UTI; A prevalência da LPP em pacientes internados em UTI; e Intervenções de Enfermagem na ocorrência da LPP. Conclusão: A dinâmica do trabalho e a alta demanda do serviço da enfermagem dificulta a prevenção das LPP, entretanto, foi observado que o perfil do paciente e suas características representam alta probabilidade de gravidade, interferindo na sua recuperação e consequentemente permanência nas unidades. Palavras chaves: Lesão por pressão; Unidade de Terapia Intensiva; Equipe de Enfermagem; Cuidado de Enfermagem; Carga de Trabalho.
Autores(as): Géssyca Oliveira Bastos do Vale, Juliana Bittencourt Evangelista, Kelly Albuquerque de Oliveira
A pandemia COVID-19 afetou os profissionais de enfermagem, os quais encontravam em uma completa situação de vulnerabilidade quanto às condições de trabalho oferecidas e as incertezas perante ao cenário vivenciado. Objetivo: Analisar os impactos da pandemia COVID-19 na saúde mental dos profissionais de enfermagem. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa, onde foram utilizadas as seguintes bases de dados BVS (Biblioteca Virtual em Saúde) e PUBMED ( U. S. National Library of Medicine (NLM)) empregando os seguintes descritores “Profissionais de enfermagem” (nursing professionals), “COVID-19” (COVID- 19) e “Saúde mental” (mental health). Utilizou-se 11 artigos que contemplaram a temática proposta. Resultados: Os resultados encontrados evidenciaram uma grande fragilidade na saúde mental dos profissionais de enfermagem, decorrentes das sobrecargas de horas trabalhadas, faltas de insumos, baixos salários, falta de capacitação, medo da própria contaminação, sentimento de culpa e ausência de auxílio psicológico, os quais apontam a necessidade de um olhar voltado para qualidade de trabalho desses profissionais. Conclusão: A pandemia evidenciou a realidade vivenciada pelos enfermeiros e a necessidade de um olhar voltado aos mesmos. Salientando a necessidade de implementação de estratégias, tais como reorganização do processo de trabalho, reconhecimento profissional, apoio psicológico e reconhecimento profissional. Palavras-chave: Profissionais de Enfermagem; Saúde Mental; Covid-19.
Autores(as): Marcelle Netelly Santos de Jesus, Marcia Natelly Santos de Jesus, Rebeca da Rocha Araujo Santos, Sheila Santa Bárbara Cerqueira
O estágio supervisionado é uma prática obrigatória e tem como função contribuir com a formação do discente, disponibilizar experiências como a atuação do enfermeiro diretamente com o paciente e implementação da teoria na prática. Objetivos: Descrever as experiências acadêmicas durante o ECS II e analisar a contribuição dessas atividades evidenciando a prática e suas particularidades na formação do enfermeiro. Metodologia: Essa pesquisa é um estudo descritivo, do tipo relato de experiência sobre os estágios da disciplina ECS II do curso de Bacharelado em Enfermagem da UNEF no município de Feira de Santana-Bahia, entre os meses de agosto a novembro de 2022, março a julho e agosto a novembro de 2023. Resultados e Discussão: Os resultados desta pesquisa evidenciam a descrição dos campos, setores da unidade de saúde e atividades realizadas pelos discentes por diferentes perspectivas e contribuições pessoais de acordo com a sua experiência. Discute como essas práticas supervisionadas implicam na carreira do profissional do enfermeiro e interagem no quesito teoria-prática. Conclusão: Considera-se que o ECS II é uma grande oportunidade de complementar e aperfeiçoar a formação acadêmica do(a) enfermeiro(a), através das experiências profissionais e contribuem para a efetivação na realização das atividades e na capacitação desse profissional para o mercado de trabalho. Palavras-chave: Universidade, Enfermagem, Docentes, Estudantes de Enfermagem.
Autores(as): Catiane Gomes Oliveira Ramos, Elisa dos Santos, Márcia Natelly Santos de Jesus, Marcelle Netelly Santos de Jesus, Milena Mendes Santos, Raphaela Daltro da Silva Silveira, Rebeca da Rocha Araujo Santos, Sthefany Mendes Moura
A epidermólise bolhosa (EB) é grupo de doenças com mais de 30 subtipos com alteração na estrutura do colágeno. O seu tratamento se baseia principalmente na troca correta de curativos adequados e prevenção do surgimento de novas lesões. Objetivo: Analisar a atuação do(a) estomaterapeuta na busca pela melhora do quadro clínico dos pacientes com EB. Metodologia: Revisão integrativa realizada a partir da pesquisa nas bases de dados da Pubmed e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), utilizando os descritores presentes no Decs (Descritores em Ciências da Saúde), “Nursing” and “Epidermolisys Bullosa”, totalizando 10 artigos para análise. Resultados: Para oferecem um melhor suporte aos pacientes existe a necessidade de curativos adequados e profissionais especializados no tratamento da EB, assim como o aprimoramento de métodos de curativos já existentes para que possam desfrutar de uma melhor cicatrização. O(A) estomaterapeuta possui grande importância e responsabilidade no tratamento da EB, com a utilização da Sistematização da Assistência de Enferamgem (SAE) e os conhecimentos adquiridos durante a sua especialização, podendo definir condutas que melhor se adequam ao quadro clínico do paciente, juntamente com apoio de uma equipe multidisciplinar. Conclusão: É preciso investir em educação permanente em saúde, para que os profissionais, mesmo que generalista, possam ter ideia da gravidade da doença, identificar e intervir o quanto antes, para que possa ao máximo evitar lesões desnecessárias aos pacientes, lembrando que as feridas estão ali, mas o paciente deve ser avaliado como um todo e receber cuidado humanizado. Palavras-chave: Enfermagem, Epidermólise Bolhosa, Curativos, Educação permanente.
Autores(as): Thiago David Pereira Araujo
O Brasil vivenciou uma transição nutricional, caracterizada por mudança no padrão alimentar e estado nutricional da população, que evidencia o aumento do excesso de peso infanto juvenil. O objetivo deste estudo é analisar a variação no consumo de alimentos ultraprocessados ao longo de cinco anos (2018 - 2022) entre os adolescentes no município de Feira de Santana, BA. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, de corte transversal, realizado com dados secundários, o qual utilizou os relatórios públicos referentes ao Consumo de Alimentar entre adolescentes, acompanhados pela Atenção Primária à Saúde no município, disponíveis nas bases de dados do SISVAN. Resultados: Os dados analisados no período de 2018 a 2022 foram de 176, 137, 95, 789 e 2.335 adolescentes, respectivamente. Dentre os principais resultados encontrados em 2018, 80,11% dos adolescentes afirmaram o consumo de alimentos ultraprocessados, apresentando uma tendência crescente ao passar dos anos com o percentual de: 85,4%, 84,21%, 96,2% e 81,58%. Discussão: É evidente a necessidade de estratégias de intervenção que promovam a educação alimentar e nutricional entre os adolescentes, favorecendo o consumo de alimentos in natura e minimamente processados, com o intuito de prevenir os impactos negativos associados ao consumo excessivo de alimentos ultraprocessados. Conclusão: Ao longo do período analisado, houve elevado consumo de AUP entre os adolescentes no município de Feira de Santana, BA, refletindo um padrão alimentar, caracterizado por ingestão de produtos alimentícios de alta densidade energética e prejudicial à saúde dos adolescentes. Palavras-chave: Adolescentes, Alimentos ultraprocessados, Consumo alimentar.
Autores(as): Jéssika Santos Félix, Sílvia Rafaela Mascarenhas Freaza Góes
O comportamento nutricional do indivíduo deverá ser estudado não somente do ponto de vista fisiológico, mas também na sua concepção sociocultural, pois o homem é um ser social e seus costumes alimentares variam amplamente de uma sociedade a outra. Este trabalho objetivou analisar a inclusão do componente curricular alimentação e seus aspectos culturais no ensino da graduação em nutrição no estado da Bahia. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa descritiva, transversal, quantitativa. A primeira fase da pesquisa constou de levantamento dos cursos na modalidade presencial de graduação em nutrição no estado da Bahia. A segunda fase constou da análise das grades, com o intuito de selecionar as disciplinas obrigatórias que tivessem a alimentação e cultura como competência principal. Resultados: Foram avaliadas as matrizes curriculares de 15 IES que ofertam cursos de graduação presencial em Nutrição na Bahia, dentre elas 12 privadas e 3 públicas. Ao analisar as matrizes, observou-se que a maioria (53,3%) dos cursos não oferta disciplinas que tratam do tema alimentação e cultura como tema central. Discussão: Para a compreensão mais ampla das abordagens conceituais da cultura alimentar no Brasil, ao entender a alimentação como patrimônio cultural e como marcador de identidade nacional, observou-se que parte dos cursos de graduação em Nutrição na Bahia não apresenta na sua matriz curricular o ensino sobre alimentação e cultura. Conclusão: Sugere-se que novos currículos dos cursos de graduação em Nutrição passem a incluir aspectos culturais da alimentação em uma abordagem interdisciplinar com as ciências humanas. Palavras-chaves: alimentação; cultura; graduação; nutrição.
Autores(as): Sílvia Rafaela Mascarenhas Freaza Góes
O presente artigo aborda a temática da humanização no cuidado de enfermagem em Unidades de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN). O objetivo deste trabalho consistiu em descrever a humanização do cuidado de enfermagem na UTIN. Buscou-se compreender como a humanização pode influenciar o bem-estar dos recém-nascidos prematuros ou com condições médicas delicadas, assim como o impacto no suporte emocional e informacional oferecido aos familiares durante a estadia na UTIN. A pesquisa foi conduzida por meio de uma revisão integrativa que abordou estudos científicos que discutiram a importância da humanização na assistência neonatal e os benefícios dessa abordagem para os pacientes e suas famílias. Foi utilizado o operador booleano AND e os seguintes descritores: “Humanização”; “Cuidado de Enfermagem”; e “Unidade de terapia intensiva neonatal”. Realizou-se a busca nas bases de dados: Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Scientific Electronic Library Online (SCIELO). O período de coleta consistiu de setembro a outubro de 2023. Os resultados incluem a identificação de práticas bem-sucedidas de humanização na UTIN, a avaliação do impacto dessas práticas no bem-estar dos recém-nascidos e de suas famílias, bem como no aprimoramento da humanização no cuidado de enfermagem em UTINs. Além disso, a contribuição para a conscientização sobre a importância da humanização no contexto neonatal e a promoção da disseminação dessas práticas, visando a melhoria contínua da qualidade do cuidado prestado nesses ambientes críticos. Palavras-chave: Humanização. Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Enfermagem.
Autores(as): Sthefany Mendes Moura, Elisa Dos Santos, Kelly Albuquerque De Oliveira