Introdução: Embora pertença ao setor industrial que mais emprega no país, sendo de relevante importância para a economia nacional, a indústria da construção é também uma das que se sobressai quando o assunto é acidente de trabalho e doenças ocupacionais. Considerando que acidentes e doenças de trabalho trazem consigo danos econômicos e sociais, este trabalho buscou identificar e elaborar um diagnóstico dos acidentes de trabalho que ocorreram na indústria da construção civil no Brasil, no período de 2006 a 2017, tendo como base os dados disponíveis no Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho, divulgados pela Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda. Os resultados mostraram que, embora tenha apresentado uma redução considerável nas estatísticas de acidente de trabalho no período de 2014 a 2017, a indústria da construção civil ainda lidera o ranking nacional de acidentes de trabalho, afastamentos e mortes, sendo responsável por, aproximadamente, 7% de todo acidente que ocorrem no Brasil. O setor da construção de edifícios respondeu por 41% dos acidentes totais na indústria da construção. São Paulo é o Estado que apresentou o maior número de acidentes, sendo responsável por 158.143 casos registrados. A Região Sudeste foi responsável por quase 52% dos acidentes que ocorreram no setor. De forma geral, é perceptível a importância da aplicação de normas e programas de gestão de segurança no ambiente laboral..
Autores(as): Lukas Gomes de Souza e Anderson Carneiro de Souza
O setor fotovoltaico vem para o mercado brasileiro como uma solução energética, visando reduzir os grandes impactos ambientais e financeiros causados por outras fontes de geração. Atrelado a oportunidade econômica o setor vem se desenvolvendo rapidamente, gerando cada vez mais frentes de trabalho. Tendo em vista a segurança, o objetivo do artigo é discutir os riscos que envolve uma instalação elétrica fotovoltaica, mostrando os principais pontos críticos e evidenciando os atos inseguros praticados por empresas desse setor, de modo a garantir a integridade física dos colaboradores. Apoiado por uma revisão literária em documentos normativos, instituições oficias, livros e artigos, é realizado um acompanhamento em campo com uma empresa do setor, registrando por fotografia os riscos encontrados em uma instalação fotovoltaica residencial. Na pesquisa observou-se que, os colaboradores estão submetidos há grandes riscos e situações que poderiam ser evitados em toda atividade. Portanto, visando contemplar os riscos que devem ser avaliados em uma obra, foi elaborado uma Análise Preliminar de Riscos (APR) onde por meio dessa pode-se gerenciar as instalações fotovoltaicas com segurança, mitigando assim a probabilidade de acidentes.
Autores(as): Adriel Rasslan da Silva Gama, Wanderson de Santana Anjos, Anderson Carneiro de Souza e Márcio da Silva Pereira Bove
Os agrotóxicos são bastante utilizados nas produções agrícolas, mas seu uso está associado a problemas ambientais e de saúde. Nessas circunstâncias, a agroecologia pode contribuir para redução do uso de agrotóxicos na produção agrícola, evitando possíveis doenças e contaminações ao solo. Objetivos: O presente trabalho visa fornecer um estudo de como a agroecologia pode ajudar diminuir o uso de pesticidas, apresentando técnicas e modelos de produção agrícola que dispensam o uso desses aditivos químicos e valorizam o processo de produção orgânica. Metodologia: O presente estudo trata-se de uma revisão de literatura narrativa de artigos sobre agroecologia que foram divulgados nos períodos de 2019 a 2022. Quanto aos critérios de inclusão, foram selecionados artigos publicados nos últimos 4 anos, quanto aos critérios de exclusão, foram excluídos artigos em inglês ou artigos muito antigos, anteriores a 2015. Resultados e Discussão: Substâncias químicas presentes nos agrotóxicos são nocivas ao meio ambiente e a saúde humana, sendo assim é essencial que a população e empresas do agronegócio conheçam alternativas eficientes que possam substituir o uso dos agrotóxicos. Uma das práticas da agroecologia que pode contribuir para redução do uso de substâncias químicas é o Manejo Integrado de Pragas (MIP), como também as tecnologias agrícolas que são importantes para o aumento da produtividade e a segurança alimentar. Conclusão: Os resultados do estudo mostraram que a aplicação de métodos agroecológicos é um modo alternativo eficiente para obter uma agricultura mais sustentável, por meio de técnicas limpas que trazem menos prejuízos ao solo e à saúde.
Autores(as): Bruno Miranda de Jesus, Marina Nunes de Oliveira, Bianca Lima e Santos Figueiredo
A Biomedicina tem um papel imprescindível na sociedade contribuindo na realização de diagnósticos, tratamentos, pesquisas científicas e nas descobertas de doenças. O biomédico é um profissional a serviço da saúde e da ciência, com seu ramo de atividade amplamente diversificado, atuando a favor da sociedade, trabalhando em laboratórios, empresas, área de estética, reprodução humana, saúde pública, pesquisa, docência , entre outras. Objetivo: O presente trabalho tem como proposta apresentar o Biomédico como profissional de saúde de forma atuante e indispensável na sociedade. Metodologia: Trata-se de um estudo piloto descritivo exploratório, realizado através da aplicação de questionário elaborado e enviado pela plataforma do Form Apps para uma população de 48 jovens e adultos não universitários. Resultados e Discussão: O questionário englobava perguntas direcionadas a atuação do Biomédico de maneira mais específica, distinguindo-o de outras profissões da saúde.Os dados foram tabulados e organizados os resultados por questões:57,4% das pessoas entrevistadas sabem o que é biomedicina; 56,2% já conheciam a profissão do biomédico antes da pandemia; 76,1% consideram que o profissional biomédico é fundamental para a sociedade; 53,2% dos indivíduos tem conhecimento da atuação do biomédico na prática; 29,8% conhecem as áreas de atuação do biomédico; 66,0% dos entrevistados sabiam da existência da profissão de Biomedicina; 38,3% conhecem algum biomédico; 40,4% sabem que o biomédico realiza o “pré-diagnóstico” e mais de 70% do diagnóstico do médico é realizado através desse profissional; 29,8% dos entrevistados tem conhecimento que foi uma biomédica que comandou a equipe que sequenciou o genoma do SARS-CoV-2; e 48,9% sabem a diferença entre Biomedicina e Medicina. Conclusão: Ademais, a validação do conhecimento sobre a Biomedicina e a atuação Biomédico ainda é incipiente para o tempo de existência da profissão (56 anos). Uma das mais “jovens” profissões da saúde, que apesar deste “título” desbrava conquistas em momentos recentes e críticos na Saúde Mundial como ocorreu na Pandemia COVID-19. Dessa forma, trabalhos científicos devem ser estimulados para uma maior divulgação da profissão e os reflexos da atuação de profissionais em nível nacional e mundial com benefícios à saúde coletiva.
Autores(as): Yasmim Vitoria Santos Sampaio, Alexia Costa Santos de Santana, Victoria Marques Santos, Maria Eduarda Wanderley Mendonça e Mariana Ribeiro dos Reis
As plantas são amplamente utilizadas, desde a ornamentação, até como recurso terapêutico por conterem propriedades medicinais, no entanto, o uso indevido pode ocasionar intoxicações em virtude dos metabólitos secundários, configurando um risco à saúde humana. Objetivo: Avaliar o perfil de intoxicação humana por plantas segundo os registros do Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (SINITOX). Metodologia: O presente trabalho trata-se de uma pesquisa do tipo exploratória, descritiva e explicativa entre os anos de 2011 e 2017. Resultados e Discussão: Os dados demonstram que os casos de intoxicações por plantas estão entre 1,08 e 1,34% do total de intoxicações por agentes exógenos e há ocorrência de letalidade, contudo as intoxicações por plantas apresentam frequentemente evolução positiva. Verificou-se maior incidência de intoxicações no sexo masculino e a faixa etária da infância sobressaiu, com destaque ao ano de 2014 cujo quantitativo de 614 casos representa 63,29% do total de casos de intoxicação por plantas, sendo que a partir de 70 anos de idade os números de casos são inferiores. Conclusão: As circunstâncias relacionadas são variadas, sendo a principal os acidentes individuais, seguida dos acidentes coletivos e dos alimentos. Com isso, urge a necessidade de medidas de prevenção, que oriente as pessoas a respeito das espécies vegetais. Evidencia-se, portanto, a importância da notificação das intoxicações exógenas e a necessidade de sistemas de registro como o SINITOX, para que se possa traçar um perfil epidemiológico correto e assim ocorra maior eficiência nas ações de prevenção e orientação.
Autores(as): Ravelle Souza Mascarenhas, Jordane Alves da Silva Santos e Isabella Mary Alves Reis
O âmbito da construção civil é um dos principais consumidores de matéria-prima. O mesmo é responsável pela geração de resíduos de construção e demolição descartados incorretamente no meio ambiente. Nessas circunstâncias, a reutilização desses resíduos surge como uma possibilidade para diminuir os efeitos causados, apresentando benefícios como a redução do uso de recursos naturais. Objetivo: O presente trabalho visa fornecer um estudo sobre a produção de tijolos solo-cimento com o emprego de RCDs, explicitando conceitos e definições, como também todo processo construtivo do produto. Metodologia: O presente estudo trata-se de uma revisão de literatura narrativa de artigos que foram divulgados nos períodos de 2018 a 2022, obtendo dados através do SciELO, Google Scholar, ABRELPE e CONAMA. Resultados e discussão: O uso de resíduos de uma obra para geração do tijolo solo-cimento contribui com as condições técnicas apropriadas para sua produção com resistência e qualidade. A aplicação do resíduo sólido produzido pela construção civil, como matéria-prima para a formação dos tijolos, é uma realização altamente sustentável e viável, valoriza a área urbana, reduz a extração das matérias-primas, evita a contaminação do solo e substitui os materiais naturais, pelo agregado reciclado. Considerações Finais: Os resultados do estudo mostraram que a utilização do RCD em tijolos estabelece uma alternativa viável, além de apresentarem ganhos de cunho social e ambiental, pois a reciclagem contribui na diminuição do entulho gerado pela indústria da Construção Civil.
Autores(as): Bruno Miranda de Jesus, Marina Nunes de Oliveira, Bianca Lima e Santos Figueiredo e Fernanda Mansani Silva Gomes
As empresas familiares normalmente iniciam por uma oportunidade ou necessidade, levando os seus fundadores a utilizarem os recursos que possuem mais próximo: familiares. Entretanto, existe uma alta taxa de mortalidade e baixo índice de crescimento nestas organizações. O que é observado pela literatura das empresas familiares é que a vulnerabilidade destas organizações tem seu ápice no momento da sucessão de gestão; diante disso, o objetivo desta pesquisa é definir os fatores mais influentes para o sucesso ou fracasso durante o processo de sucessão familiar em pequenas e médias empresas. Para tanto, foi analisada a literatura e foi efetuado estudo de caso com empresas locais, adotando uma abordagem qualitativa, quanto aos objetivos é caracterizada como exploratória e descritiva. Como resultado, os fatores identificados como condutores de uma sucessão bem implementada são: a criação de um plano sucessório, onde diretrizes e políticas do processo estejam devidamente explicados; a escolha e capacitação do sucessor, através de um perfil básico predefinido; a devida separação entre as relações pessoais e profissionais, mas sem abandonar as características familiares que são o diferencial do negócio; desenvolver a capacidade empreendedora do sucessor; familiarizar o sucessor com os detalhes do negócio, assim como ensiná-lo como envolver todos os colaboradores na causa; E, ao implementar a sucessão, manter constante avaliação durante o período de tempo especificado no plano sucessório, garantindo que os objetivos delimitados sejam alcançados.
Autores(as): Maria Leticia Gomes Bitencourt e Leonardo Firmo de Almeida
A diabetes mellitus (DM) é um dos grandes problemas de saúde pública dos dias atuais e que desencadeia impactos importantes, não só na saúde, mas sociais e econômicos. Objetivo: Avaliar a frequência de morbidade hospitalar por DM em Feira de Santana. Metodologia: Trata-se de um estudo epidemiológico descritivo de abordagem quantitativa sobre a morbidade hospitalar por diabetes mellitus ocorrida entre janeiro de 2018 a dezembro de 2022 em Feira de Santana, Bahia, com base em dados do Departamento de Informação e Informática do SUS (DATASUS). A coleta dos dados eletrônicos foi realizada em fevereiro de 2023 e levou em consideração as seguintes variáveis: idade, sexo e ano da internação. Resultados: Foram registradas 1794 internações por DM no período analisado, sendo 2020 o ano que apresentou maior número de internações. Pacientes do sexo masculino na faixa etária de 60 a 69 anos representam a maior parte dos internados e o custo médio da internação por paciente é de R$ 807,51. Conclusão: Para combater essa doença e evitar as suas complicações, se faz necessário ações de conscientização para prevenção e investimentos em educação nutricional.
Autores(as): Laura Cristina Azevedo Mascarenhas e Flavia Lima de Carvalho
A busca pela preservação e conquista da beleza e do rejuvenescimento por meio de procedimentos estéticos é algo que sempre foi ambicionado pelo ser humano e que apenas sofre variações por fatores como ocasião e individualidade. Esse contínuo fascínio pelo bem estar com o corpo tem levado acentuadamente ao crescente desenvolvimento de recursos com a finalidade de atender a essa demanda. Para tanto, a presente revisão bibliográfica de cunho exploratório qualitativo pautado nas bases de dados PubMed, Scielo, Lilacs, Web of Science, Google Acadêmico entre outros sites científicos, possui como objetivo explorar a propósito da harmonização orofacial com preenchedores biológicos no intuito de aclarar a respeito das intercorrências oriundas de métodos com injetáveis, demonstrando as possíveis complicações que podem acontecer no intuito de prestar assistência e orientação aos profissionais atuantes na área da adequada administração do tratamento e/ou prevenção das intercorrências promovidas por este tipo de processo estético. Os resultados obtidos pela pesquisa apontaram que se faz imperioso que os profissionais que ministram este tipo de artifício necessitam estar em constante capacitação, não apenas para desenvolver a técnica como de igual modo saber diagnosticar de maneira célere a condução de presumíveis ações clínicas para cada estilo de intercorrências, geradas por falha do processo ou seleção imprópria de intervenções, que possam ocasionar prejuízos ou reações em artifícios estéticos na harmonização orofacial, com o propósito de oferecer sempre conforto, satisfação e segurança ao paciente.
Autores(as): Bianca Lima e Santos Figueiredo, Mona Lisa Cordeiro e Sanmara Souza Pedreira Lima
O uso indiscriminado de substâncias psicoativas gera efeitos negativos e permite o aparecimento de quadros clínicos interligados a transtornos mentais e comportamentais. Objetivo: Analisar os aspectos sociodemográficos, clínicos e econômicos referente às internações por transtornos mentais e comportamentais devido uso de psicoativos, entre 2019 e 2022, na Bahia. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa documental do tipo exploratória de caráter qualitativo e quantitativo. A coleta de dados foi realizada a partir do Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH/SUS), disponibilizados pelo Departamento de Informática do SUS (DATASUS). Resultados e discussão: Verificou-se um total de 1.627 internações no estado, com maior incidência entre os pacientes do sexo masculino, cerca de (72,83%), a faixa etária em maior concentração de casos é entre 20 a 29 anos de idade. Ao avaliar a cor/raça, as maiores taxas são de pacientes considerados pardos (62,26%). Em referência a taxa de mortalidade devido ao uso de substâncias psicoativas foi registrado variações de 1,86% a 5,28% sobre o total de internações realizadas, com elevação acentuada no ano de 2021, obtendo um total de 58 óbitos. Quanto ao caráter de atendimento, nota-se que houve maior prevalência para os casos de urgência (99,39%) em todos os anos. Em relação aos gastos hospitalares, o valor total no período avaliado foi de R$2.595.672,25. Conclusão: É imprescindível, a realização de novos estudos para planejar ações de saúde e criação de estratégias com intuito de colaborar para a adoção de medidas, a fim de reduzir o número de admissões hospitalares no estado da Bahia.
Autores(as): Beatriz Costa de Freitas, Shellda Bastos Cosme, Jordane Alves da Silva Santos e Isabella Mary Alves Reis
A água é um recurso vital para a vida na Terra, sendo essencial para o funcionamento de ecossistemas e para as atividades humanas. No entanto, a escassez de água é um desafio global que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Diante dessa preocupante realidade, o tratamento e reuso da água têm se tornado uma abordagem cada vez mais importante na busca por soluções para a crise hídrica. Objetivo: O objetivo deste estudo é adquirir conhecimento sobre os processos utilizados no tratamento da água de reuso, bem como compreender quais técnicas oferecem os melhores resultados. Pretende-se analisar as diferentes tecnologias e abordagens empregadas nesse tratamento, avaliando sua eficiência na remoção de impurezas, contaminantes e agentes patogênicos. A compreensão desses processos e a identificação das melhores práticas de tratamento são fundamentais para garantir a qualidade e a segurança da água reutilizada em diversas aplicações, como irrigação, recarga de aquíferos e uso industrial. Relato de Caso: Existem várias técnicas e tecnologias eficazes para o tratamento da água de reuso. Metodologia: A metodologia adotada neste estudo consistiu em revisão bibliográfica, análise de dados e informações técnicas relacionadas aos processos de tratamento de água para reuso. Foram consultadas fontes científicas, relatórios técnicos e estudos de caso relevantes. Além disso, foram analisadas as diferentes técnicas e tecnologias empregadas no tratamento da água, considerando sua eficiência na remoção de impurezas, contaminantes e agentes patogênicos.Resultados e Discussões: ressaltou a importância de se adotar uma abordagem integrada, combinando diferentes técnicas de tratamento, para obter os melhores resultados na remoção de impurezas e garantir a qualidade da água reutilizada. Além disso, a análise de estudos de caso evidenciou a viabilidade.
Autores(as): Andre Lucas Sampaio Soares, Antonio Carlos Matias Mendes, Roberto Batista Lopes Junior e Tássio Gabriel Oliveira Passos
O melasma se configura em problema de saúde que afeta de forma somática a autoestima do ser humano, em especial o público feminino. A evolução clínica do mesmo influencia no tratamento e na percepção do problema pelas pacientes. Desta forma, o projeto busca responder a seguinte pergunta: Quais são os efeitos da evolução clínica do melasma antes e depois do processo de tratamento? Objetivando identificar as principais evoluções clínicas do melasma e seus impactos na autoestima da mulher. Foi realizada uma pesquisa experimental, exploratória e descritiva com aplicação de questionários, padronizado, o Medical Outcomes Study 36 - Item Short-Form. Health Survey (SF-36) é um questionário qualitativo de autoria dos pesquisadores. O estudo foi feito com 30 mulheres que possuem a melanogênese. A prevenção e o tratamento nesses casos é de suma importância e com certeza é a melhor opção para trazer de volta a qualidade de vida e melhorar a autoestima de mulheres acometidas por essas melanoses solares.
Autores(as): Eliah Thriciane Silva Mota, Gleice Shirley Brito Viana, Rosilene de Souza e Bianca Lima e Santos Figueiredo
O Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas Forenses Nobre (NIEPFON) foi criado em julho de 2013, possuindo o objetivo de desenvolvimento de pesquisas nas ciências forenses, além de promover discussões integradas com o ensino de Graduação, Pós-Graduação e promover ações para a comunidade. Buscando também a integração entre Ensino-pesquisa-extensão e entre docentes/discentes/funcionários. O objetivo deste artigo é relatar as principais atividades realizadas pelo Núcleo nos últimos 10 anos, enfatizando o sucesso deste modelo de integração entre ensino-pesquisa-extensão. Este estudo é do tipo relato de experiência, descrevendo ações realizadas pelo NIEPFON. Em 10 anos de funcionamento, diversas atividades foram realizadas, como pesquisas científicas, atividades de ensino de graduação, eventos científicos e projetos educativos para a população. Resultados positivos tem sido alcançados, diversos eventos nacionais e internacionais já foram realizados e diversos trabalhos científicos foram apresentados em Congressos nacionais e internacionais. Conclui-se que este modelo integrado proporciona aos participantes a experiência com a pesquisa integrada com o ensino e ações para a população, a partir da problematização de situações comuns em investigações criminais.
Autores(as): Jeidson Antonio Morais Marques, Maria das Neves Moreira Carneiro, Jamilly de Oliveira Musse e André Ramos Nogueira
O tratamento Endodôntico depende do exame de imagem desde o estabelecimento do diagnóstico até a proservação dos casos. As radiografias convencionais, em casos complexos, são insuficientes para se estabelecer um melhor meio de tratamento e conhecimento da anatomia interna do canal radicular. A Tomografia Computadorizada de Feixe Cônico (TCFC) surge como uma tecnologia que visa superar as limitações das radiografias convencionais disponibilizando diversos recursos. Objetivo: O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão de literatura sobre a aplicabilidade da TCFC na Endodontia. Metodologia: Foram colhidos artigos científicos, trabalhos de conclusão de curso e dissertações de mestrado indexados nos bancos de dados PubMed, Scientific Eletronic Library (sciELO) e google acadêmico dos últimos 07 anos. Resultado e discussão: Os exames por imagem são componentes eficazes para o diagnóstico e decisão terapêutica nas diversas áreas da Odontologia e a TCFC capta a imagem da região de estudo de forma detalhada, com visão dos planos anatômicos, permitindo uma análise tridimensional, facilitando a visualização de alterações anatômicas e processos patológicos. Ter em mãos uma tecnologia que pode oferecer maior nitidez, ausência de sobreposição e cortes anatômicos para serem analisados, torna o profissional apto a evitar iatrogenias durante o tratamento e estabelecer diagnósticos precisos. Conclusão: Dessa forma, elucidando o efeito significativo das imagens tomográficas no sucesso do tratamento endodôntico, servindo até mesmo como um guia e se tornando um recurso auxiliar primordial para determinar um diagnóstico correto e consequentemente proporcionando um planejamento e prognóstico mais preciso.
Autores(as): Andressa Santos Mota de Almeida, Adryanno Carneiro da Silva, Murilo Oliveira Teixeira e Elaine Lola Carvalho
A calcificação pulpar é uma alteração frequentemente vista em dentes anteriores e/ou em pessoas idosas, relacionada ao processo fisiológico de envelhecimento ou a deposição excessiva de dentina contra agentes agressores externos. Essa alteração dificulta o tratamento endodôntico, impossibilitando o correto acesso, exploração e desinfecção dos condutos. Atualmente a odontologia dispõe de recursos clínicos utilizados para contribuir neste tratamento, sendo a Endodontia Guiada uma nova técnica de abordagem terapêutica para desenvoltura desses casos complexos, utilizando um guia produzido em laboratório. O objetivo do trabalho é abordar sobre o uso da endodontia guiada, abordando a possibilidade de tratamento em dentes com sistema de canais que se apresentem calcificados, expondo suas vantagens e desvantagens. O trabalho trata-se de uma revisão de literatura, na qual foram selecionados artigos científicos indexados nas bases de dados do SCIELO, PUBMED, RSD e Google Acadêmico. Publicados nos idiomas português e inglês, nos últimos dez anos. A obliteração do canal pode ser parcial ou total, e o tratamento convencional pode vir a resultar em perfurações e desgastes desnecessários. A endodontia guiada facilita o tratamento promovendo maior segurança, evitando possíveis intercorrências. A confecção do guia direcional usa ferramentas como: Tomografia computadorizada de feixe cônico (TCFC), imagens em 3D e softwares, para que se adapte corretamente ao campo operatório. Conclui-se que a endodontia guiada é um dos mais importantes avanços para endodontia, suas vantagens são: Redução dos riscos, menor tempo clínico e acesso facilitado e apresenta como principal desvantagem o alto custo, o guia é previsível e clinicamente viável de se realizar o tratamento mesmo em casos complexos.
Autores(as): Ana Caroline Santana Gomes, Pamella Pereira Ribeiro Dos Santos, Yann Galvão Santana, Laerte Oliveira Barreto Neto e Joana Dourado Martins Cerqueira
Os traumas faciais causam muitas sequelas físicas e mentais no indivíduo por ser uma área sensível e que expressa as nossas emoções e sentimentos. Dito isso, o avanço tecnológico proporcionou novos conhecimentos relacionados à impressão 3D na área odontológica para planejamentos cirúrgicos, fins estéticos, clínicos ou ambulatoriais. Entretanto, ainda é um material não tão valorizado no mercado, mas que tem entrado em crescente a sua importância para os profissionais e estudantes da área. Objetivo: Apontar vantagens e desvantagens da utilização da impressão 3D para a reconstrução de traumas faciais em casos de acidentes e seu uso nas especialidades do curso de Odontologia. Além disso, relatar a experiência no laboratório de tecnologia de impressão 3D da Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana (UNEF). Metodologia: A metodologia usada foi a revisão de literatura de caráter exploratório, bibliográfico e relato de experiência, com levantamento de dados como Scielo e Pubmed, sem a utilização de limites temporais. Além disso, foram utilizados materiais de língua portuguesa e língua inglesa. Resultados e Discussão: Os resultados mostraram alto índice de traumas faciais em homens decorrente do uso de motocicleta, sendo o uso da impressão tridimensional uma opção promissora de planejamento cirúrgico. Conclusão: Conclui-se que os traumas faciais causam lesões graves na face, e que os benefícios predominam frente às desvantagens relacionadas ao uso da impressão 3D na Odontologia e em casos de reconstrução de traumas faciais com o uso da mesma.
Autores(as): Beatriz Rodrigues de Azevedo Leite, Daniele do Rosario Andrade e Jeidson Antônio Morais Marques
Após a Primeira Revolução Industrial, no final do século XVIII e início do século XIX, as indústrias entraram em uma era de constante desenvolvimento, e com o passar dos anos sofreram muitas transformações, dando origem aos avanços tecnológicos utilizados até os dias de hoje. Hoje a tecnologia está presente no dia a dia das pessoas, tanto na vida pessoal quanto no trabalho e nos estudos, e tem contribuído para melhoria na sua qualidade de vida. Dentro das empresas, ela tem gerado grandes efeitos positivos, como por exemplo o crescimento e desenvolvimento de seus setores e departamentos, gerando agilidade nos processos mais burocráticos, além de oferecer uma gama de ferramentas e equipamentos que auxiliam na gestão da empresa, permitindo a automatização e contribuindo para a redução de custos e dos erros operacionais, resultando num aumento considerável na produtividade. Neste contexto, faz-se necessário medir a produtividade dos colaboradores, dentro das funções que lhe são atribuídas. O presente artigo apresenta uma análise comparativa entre três ferramentas de software, as quais auxiliam os gestores no processo de gestão de desempenho de seus colaboradores, através da comparação para um conjunto de requisitos necessários para este tipo de software.
Autores(as): Thayná dos Anjos Dantas e Mariângela Ferreira Fuentes Molina
O câncer de pele é o mais prevalente no Brasil, visto que pode ser dividido em melanoma, que atinge os melanócitos e apresenta uma baixa frequência na população porém alta letalidade e não melanoma, que engloba os carcinomas basocelular e espinocelular, que acometem as células da camada basal e do restante da epiderme, respectivamente. Vale ressaltar que a exposição solar é o principal fator de risco deste tipo de câncer, onde a principal estratégia de prevenção é o uso do protetor solar, que exige orientações à população, sendo estas fornecidas por profissionais de saúde, inclusive o farmacêutico. Objetivo: Elaborar algoritmos de orientação farmacêutica para prevenção do câncer de pele através das alternativas cosméticas de fotoproteção. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa, visto que o algoritmo foi elaborado através da consulta a livros, artigos científicos, dissertações e o consenso brasileiro de fotoproteção. Resultados e discussão: O algoritmo contempla fotoproteção em diferentes populações e tipos de pele, à medida que há justificativas científicas e também clínicas que sustentam as orientações, envolvendo a características dos filtros solares, FPS, fototipos de pele, peles especiais, infância, gestação e características das formulações de protetor solar. Conclusão: A utilização correta do protetor solar é fundamental para garantir sua eficácia e farmacêutico, como profissional da saúde, tem responsabilidade importante nesta linha de prevenção em saúde a medida que tem conhecimento técnico-científico adequado para fornecer à população.
Autores(as): Witória Lucia dos Santos Lima e Sônia Carine Cova Costa
A indústria da construção é um dos principais consumidores de matérias-primas. É responsável pela geração de resíduos de construção e demolição descartados de forma inadequada no meio ambiente. Pensando nisso, a correta destinação dos RCD’s tornou-se imprescindível para a proteção do meio ambiente, assim como o desenvolvimento de soluções que visam minimizar os efeitos do descarte inadequado desses materiais. O presente trabalho visa apresentar os benefícios do uso do Resíduo de Construção e Demolição na construção civil e a substituição do agregado natural pelo reciclado, de maneira que possam contribuir para minimizar os impactos causados ao meio ambiente. O uso de resíduos de uma obra para geração de novos materiais contribui com as condições técnicas apropriadas para sua produção com resistência e qualidade. Os agregados reciclados podem ser destinados em obras de pavimentação, obras de drenagens, contenção de encostas, como agregado para produção de concreto não estrutural, confecção de argamassa de assentamento de alvenaria, fabricação de artefatos de concreto, tais como blocos de vedação, pisos intertravados, entre outras utilizações. Os resultados do estudo mostraram que a reutilização do RCD, além de trazer importantes benefícios ambientais e socioeconômicos, traz materiais com grande potencial de utilização no mercado consumidor, desde que sejam escolhidos usos adequados desses produtos reciclados, respeitando as limitações técnicas.
Autores(as): Pedro Henrique Nunes Aguiar e Bianca Lima e Santos Figueiredo
A intoxicação exógena define-se como o conjunto de efeitos representados por manifestações clínicas ou laboratoriais que revelam o desequilíbrio orgânico produzido pela interação de um ou mais agentes tóxicos com o sistema biológico. Objetivo: Analisar o perfil de intoxicação por medicamentos de crianças até os 9 anos, registrados no Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (SINITOX) de 2010 a 2017. Metodologia: Análise dos casos de intoxicação medicamentosa em crianças de 0 a 9 anos, a partir de dados secundários coletados no SINITOX por faixa etária e circunstâncias de ocorrência, entre 2010 e 2017 no Brasil. Resultado e discussão: O perfil toxicológico traçado foi: maior número de casos de intoxicação em crianças de 1 a 4 anos; diminuição dos registros de casos em crianças acima dos 5 anos; baixo número de óbitos na infância até os 9 anos, não ultrapassando 7,69% dos registros anuais; e, as circunstâncias acidentais individuais mais ocorrentes em crianças são o uso indevido e o erro de administração de medicamentos. Conclusão: As ocorrências de intoxicações medicamentosas em idades de 0 a 9 anos trata-se de um caso de Saúde Pública, sendo as crianças até os cinco anos de idade as suas maiores vítimas, logo, são imprescindíveis que medidas preventivas e campanhas educativas de alerta sobre o uso indevido de medicamentos sejam apresentadas à população para que esse quadro mude. Os registros do SINITOX mostraram-se questionáveis para mensurar a real situação do país quanto aos índices de intoxicações e envenenamentos, devido à menor participação de entidades parceiras.
Autores(as): Edi Cleide Araujo Batista Jane Eyre de Oliveira Sampaio Jordane Alves da Silva Santos e Isabella Mary Alves Reis
A tecnologia 3D pode contribuir de forma decisiva na Odontologia Legal, em especial, na análise de marcas de mordidas em objetos e alimentos. A digitalização 3D tem sido cada vez mais frequente na prática odontológica, junto com ela, os recursos de impressão 3D. O objetivo deste estudo foi avaliar o potencial do uso da tomografia na digitalização e impressão 3D dos arcos dos suspeitos e do pastel de Nata, à partir de um caso simulado. Foram utilizados quatro pares de modelos de gesso do banco de modelos do NIEPFON-UNEF. Foi utilizado apenas um alimento: o pastel de Nata. Os quatro modelos dos arcos dentários dos suspeitos e o pastel de Nata foram tomografado no i-Cat. Os modelos foram impressos com filamento PLA, numa impressora 3D (Ender 3®). Em seguida foi feito o confronto dos modelos em duas etapas, a partir da quantidade de quadrantes dos arcos dentários compatíveis. Com essa técnica foi possível identificar com segurança a autoria da mordida. Durante a análise do alimento pastel de Nata, apenas um suspeito apresentou três ou quatro quadrantes compatíveis, o que permitiu a indicação de autoria da mordida no alimento. Pode-se concluir que a técnica utilizada para digitalização e impressão 3D permitiu a comparação das marcas e contornos, o que levou à identificação de autores, exclusão de outros e indicação de possíveis autores.
Autores(as): André Ramos Nogueira, Jeidson Antônio Morais Marques, Elaine Lola Carvalho e Ana Teresa Corte-Real
O parto é definido como o estágio final do período gestacional, onde se findam os processos de evolução dos meses anteriores. Durante esse momento algumas mulheres podem passar por tratamentos abusivos pelos profissionais de saúde que violam os direitos humanos e a integridade da saúde da mulher. OBJETIVOS: Compreender o papel da enfermagem na assistência ao parto humanizado como ferramenta de prevenção à violência obstétrica (VO), e os objetivos específicos são descrever os tipos de VO e identificar os desafios da enfermagem frente à violência obstétrica. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão integrativa, de caráter exploratório e descritivo, com uma abordagem qualitativa. As bases de dados utilizadas foram: National Library of Medicine (PubMed), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Scientific Electronic Library Online (SciELO), foi realizado a busca dos artigos no período de março e abril de 2023. RESULTADOS: Após a revisão das pesquisas realizadas sobre o assunto, constatou-se a necessidade de melhoria na formação dos profissionais de enfermagem que prestam a assistência obstétrica. Além disso, os dados também apontam uma má relação entre profissional e paciente, sobre os procedimentos realizados e seu consentimento, e a seguridade do parto humanizado. CONCLUSÃO: Existe uma escassez de informação sobre a temática de violência obstétrica na formação acadêmica dos profissionais de enfermagem. Entretanto, esses profissionais desempenham um papel fundamental em todo o processo de gestação, parto e pós-parto. Assim, é necessária uma mudança nas práticas assistenciais, visando uma melhor assistência a essas mulheres.
Autores(as): Ana Margarete Cordeiro da Silva Maia, Géssica da Paixão Araújo Rocha, Milena Mendes Santos e Raphaela Daltro da Silva Silveira
A doença de Alzheimer (DA) é considerada um dos maiores desafios médicos do século, uma vez que ainda não existe nenhum tratamento desenvolvido que possa reverter os processos patológicos provocados. Como medida contra estes desafios, os metabólitos secundários têm apresentado resultados promissores em ensaios in vivo e in vitro para tratamento ou prevenção da doença, com menores reações adversas associadas. Essas substâncias são utilizadas para fins farmacológicos com funções antioxidante, anti-inflamatória e neuroprotetora. Objetivo: O presente estudo consiste numa revisão sistemática e objetiva para evidenciar substâncias naturais ativas que possuem eficácia na prevenção ou tratamento da doença de Alzheimer. Metodologia: Utilizou-se a metodologia de revisão narrativa com busca dos artigos publicados, entre os anos de 2017 até dezembro de 2022, através das bases de dados: SCIENCE DIRECT e PUBMED. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, resultaram na escolha de 11 artigos para a realização do presente trabalho. Resultados e discussão: Os 11 trabalhos utilizados apresentaram dados relevantes para o tratamento da doença. Os autores estudaram substâncias naturais que buscam diminuir a formação das placas β-amiloides ou nos processos anti-inflamatórios e antioxidativos. Estes estudos têm obtido informações bastante animadoras e contribuindo para a consolidação das fundamentações teóricas. Conclusão: Podemos pontuar neste trabalho alguns metabólitos que já são estudados e que apresentam efeitos benéficos frente a DA. Ações antioxidantes, anti-inflamatória, proteção a formação de placa Aβ, inibição de enzimas e ação neuroprotetora foram algumas das informações obtidas.
Autores(as): Lucas Natan da Silva Conceição, Jordane Alves da Silva Santos e Isabella Mary Alves Reis Reis
A nutrição executa um papel crucial na promoção da saúde e no tratamento de doenças agudas e crônicas, além de ser essencial para o funcionamento adequado do sistema imunológico. A COVID-19 emergiu em dezembro de 2019 na China, onde houve um aumento significativo de casos de pneumonia em pacientes. Nesse contexto, considerando que a terapia nutricional é uma das abordagens terapêuticas fundamentais para o tratamento de pacientes críticos com COVID-19. Objetivo: Identificar por meio de revisão integrativa as recomendações de terapias nutricionais em paciente com COVID19. Metodologia: Revisão de literatura integrativa, com a abordagem descritiva e explicativa. A busca dos estudos ocorreu entre 2019 a 2022. Os critérios de inclusão foram: artigos publicados nos idiomas: inglês, português ou espanhol, com texto completo, que atendessem ao objetivo do estudo. Foram selecionadas as bases de dados PubMed e Scielo. Resultados e Discursões: Foram identificadas 301 publicações potencialmente elegíveis, sendo a amostra final composta por 19 estudos. Foram sintetizadas propostas de avaliação nutricional, via de alimentação indicada, aporte calórico, proteico e de micronutrientes. Conclusão: A oferta de uma dieta hiperproteica aos pacientes com COVID-19, juntamente com a suplementação de micronutrientes para aqueles em risco nutricional. Além disso, é aconselhável utilizar a via oral ou enteral para a alimentação, seguindo os instrumentos de triagem e as diretrizes nacionais e internacionais das sociedades de nutrição. É sugerido que sejam conduzidos estudos clínicos para avaliar a eficácia da terapia nutricional, a fim de identificar as melhores práticas nutricionais no cuidado de pacientes com COVID-19.
Autores(as): Sayonara Marques Souza e Maiana Prado Maciel Oliveira
Entende-se por prescrição off label de medicamentos quando realizadas indicações terapêuticas ou formas de utilização e administração que não tenham sido estabelecidas pelas autoridades reguladoras. Na pediatria, a carência de estudos e evidências insuficientes é elevada e a utilização de medicamento através dessa alternativa é crescente. Objetivo: Analisar o uso off label de fármacos na pediatria, verificando a indicação terapêutica e a ocorrência. Metodologia: Trata-se de uma revisão de literatura, onde as fontes de busca usadas na seleção dos artigos foram às bases de dados: SCIELO, PUBMED e SCIENCE DIRECT, com as palavras-chaves em português e inglês: off label, pediatria e medicamentos. Incluíram-se artigos originais publicados entre 2000 a 2020 em periódicos nacionais e internacionais sobre a temática do estudo e excluídos artigos que não se encaixam na temática proposta, publicados em anos anteriores e com duplicidade, assim após análise, foram selecionados 17 artigos para compor o estudo. Resultados e Discussão: Estudos como este revelam a importância da integração da equipe multiprofissional formada por profissionais da saúde que está diretamente envolvida no processo de prescrição, dispensação, preparação e administração de medicamentos. Neste contexto, deve existir ações que identifiquem problemas relacionados à prescrição off label e mecanismos para corrigir pontualmente estes erros. Conclusão: Conclui-se sobre a relevância dessa temática e a necessidade de realização de mais estudos que elucidem os riscos do uso de medicamentos em pediatria e sobre a importância de estudos clínicos para a obtenção de medicamentos seguros e eficazes para este público.
Autores(as): Filipe Silva Nunes, Kananda dos Santos Rehem, Roberta Vieira Barreto, Jordane Alves da Silva Santos e Isabella Mary Alves Reis
O transtorno da ansiedade é considerado o quadro clínico mais diagnosticado no ramo da psiquiatria. Devido a busca por novas alternativas terapêuticas para o tratamento da ansiedade a fitoterapia ocorre como opção, abrangendo espécies medicinais que irão atuar nos sintomas desta doença. Nesse contexto, a espécie Piper methysticum está ganhando grande destaque, devido ao seu potencial ansiolítico Objetivo: Analisar a utilização da espécie Piper methysticum no tratamento da ansiedade. Metodologia: Realizou-se revisão integrativa de artigos publicados entre 2012 e 2022 nas bases de dados eletrônicas PubMed e BVS. Resultados e Discussão: Extratos de Piper methysticum estão sendo estudados para o controle dos níveis de ansiedade, devido ao seu efeito ansiolítico tornando-se um meio substitutivo de consumo de fármacos sintéticos, constatou-se que a espécie apresenta seis metabólitos secundários que corroboram para ação farmacológica, estes pertencentes da classe Kavalactonas. Assim os estudos analisados demostram sua eficácia e pouca possibilidade de efeitos colaterais. Conclusão: Observa-se que a espécie é uma alternativa terapêutica para o tratamento da ansiedade através dos metabólitos encontrados, por possuírem estruturas planares facilitando o encaixe no sítio da enzima monoamina oxidase.
Autores(as): Lucas Correia de Freitas Brito, Rebeca Cerqueira dos Santos Cerqueir, Mariana Vieira Miranda, Jordane Alves da Silva Santos e Isabella Mary Alves Reis
Trata-se de um estudo que busca entender a atuação da enfermagem prestada às gestantes privadas de liberdade nas penitenciárias brasileiras, devido ao aumento significativo de mulheres que vivenciam o período gravídico-puerperal dentro do presídio e por se tratar de um ambiente hostil e com diversas vulnerabilidades. Nesse sentido o presente trabalho teve como objetivo analisar como é praticada a assistência da enfermeira às mulheres gestantes privadas de liberdade, e os benefícios que a mesma traz. Método: Trata-se de um estudo de revisão integrativa da literatura, de caráter descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa, onde foi realizado o levantamento de dados nas seguintes plataformas; Scientific Electronic Library online (SciELO) e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde(LILACS), a coleta de dados ocorreu no período anual de 2021 e 2022, tendo como recorte temporal os anos de 2017 a 2022. Após leitura dos artigos e análise de inclusão e exclusão, foram empregados na síntese sete artigos. Resultados/Discussão: Em resposta a temática, foi possível identificar no estudos apresentados a des(assistência) da equipe de enfermagem, e os desafios que essa equipe enfrenta para prestar uma boa assistência a essas gestantes nas penitenciárias brasileiras, sobretudo as dificuldades que as gestantes enfrentam, tendo que lidar com a falta de recursos, superlotação e exposição a diversas doenças. Conclusão: Conclui-se que a participação da equipe de enfermagem é de forma esporádica, diante à assistência prestada às mulheres gestantes privadas de liberdade, entretanto alguns estudos apontam a (des)assistência desta equipe com às gestantes, já que a precariedade do cenário penitenciário não contribui para que essa assistência seja qualificada, além da ausência de recursos básicos e descumprimentos de Leis.
Autores(as): Cármelyn Prado Oliveira, Gustavo dos Santos West da Silva, Millena da Silva Machado